Especiais

Estudiantes – Gimnasia: Pincha nunca venceu um clássico platense em Quilmes

Estádio Centenário de Quilmes

Os momentos dos rivais de La Plata são totalmente distintos. Enquanto o Estudiantes está há algum tempo sempre brigando por títulos, o Gimnasia vive momentos de angustia na zona de rebaixamento. Mas, a cidade de Quilmes, onde será realizada a partida desta quarta-feira, válida pela da 4ª rodada do Apertura, reflete algo favorável ao Lobo.

É bem verdade que essa será a primeira vez que o clássico platente será realizado neste dito estádio, inaugurado em 1995. Mas, ambas as equipes já duelaram na cidade em outras duas oportunidades, no antigo estádio da equipe cervecera. E o Gimansia está invicto quando o clássico foi disputado ali. A primeira vez foi em 1969, quando o estádio do Estudiantes teve de ser interditado após a queda de duas partes da arquibancada. Na ocasião, o Gimnasia venceu por 2×0.

A segunda vez que Quilmes recebeu o clássico de La Plata foi por apenas alguns minutos. Em 1972, a partida que estava sendo disputada no estádio do Gimnasia teve de ser adiada devido as fortes chuvas que caiam na cidade. Como o sistema de drenagem da época era precário, e a partida era equivalente as últimas rodadas do certame, a continuidade do duelo teve de ser transferido para Quilmes, onde a partida terminou em 2×2.

O Estudiantes não manda mais seus jogos em casa desde que foi fechado para uma eterna remodelação, em 2006. Até o meio do ano passado, o clube jogava suas partidas como mandante no Estádio Único, que por sua vez teve de ser fechado para as reformas para a Copa América. Desde então, o Pincha tem o estádio Centenário, de Quilmes, como a sua casa.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.