Crise Central em Rosário
Tudo começou no Clausura 2010. Com um quarto lugar na tabela final da B Nacional 2009/10, o All Boys pode disputar o playoff de acesso contra o Rosario Central, que tentava escapar do rebaixamento. Em casa, no estádio Islas Malvinas, o All Boys só empata com o Rosario Central, 1 a 1, dia 19 de maio de 2010.
No entanto, o impossível aconteceu. Em plena cidade de Rosario, o time de Buenos Aires, no dia 23 de maio desse mesmo ano, venceu por 3 a 0 e conseguiu voltar à Primeira Divisão após 30 anos. Nessa partida, o All Boys surpreendeu o Rosario Central com um gol de Vieytes, seu primeiro no torneio, aos sete minutos de jogo. Antes de terminar o primeiro tempo, Campodónico fez o segundo – seu décimo quarto no campeonato, consolidando sua artilharia. Por fim, aos 20 do 2º tempo, Vella marcou o terceiro gol, tirando qualquer chance de recuperação do time adversário.
Esse é apenas o começo do pesadelo do Rosario Central. Isso tudo porque a B Nacional 2010/11 não está sendo nada tal como os canallas acreditavam. Tendo o técnico Reinaldo “Mostaza” Merlo no comando, a equipe contratou diversos jogadores, mas nenhum rende em campo.
A campanha do Rosario Central é pífia na 14ª colocação: em seis rodadas, uma vitória (fora de casa em cima do Atlético Rafaela), três empates (San Martín de San Juan, Belgrano e Patronato) e duas derrotas (San Martín de Tucumán e Almirante Brown). Na tabela do rebaixamento, os canallas estão empatados na lanterna com o Patronato com uma média de aproveitamento de pontos de 1,000.
A última partida, a derrota para o Almirante Brown por 1 a 0 nesta quarta, dia 15, foi uma decepção. Com um bom começo de partida, acabou tomando o gol e aceitando o placar de zero pontos. A torcida começa a reclamar cada vez mais com o time e o clima na cidade é evidentemente tenso.
Só que esse clima não é tenso para os torcedores do Newell’s Old Boys. No Twitter e nas calles, os leprosos, que fazem um bom Apertura 2010 e estão na Copa Sul-Americana, fazem a saudável chacota com os rivais. A mania da vez é dizer que o clássico da cidade de Rosário agora vai ser entre o Rosario Central e o Central Córdoba, equipe da cidade da Primera C, quarta divisão do futebol argentino para equipes da Grande Buenos Aires.