Especiais

Para voltar a ser grande

Quando se fala de futebol argentino, fica na lembrança times como Boca Juniors, River Plate, Racing, Independiente, San Lorenzo e mais recentemente de Estudiantes e Vélez Sarsfield. Sem dúvida, as sete melhores equipes do país. Na teoria. Isso porque o momento destas equipes não é dos melhores. Muitos estão no fundo do poço, onde tentam se reerguer de vexames recentes.

River Plate que o diga. Quem poderia imaginar que a maior detentora de títulos nacionais poderia iniciar o campeonato na zona de rebaixamento apesar da esdrúxula fórmula criada para manter o time na elite. Os recentes pedidos dos jogadores do clube são de confiança, apesar dela estar abalada há algum tempo. O time vem sendo formado com nomes de peso, como Carrizo e mais recentemente Pavone, que chega por empréstimo a equipe junto ao Betis. E há quem acredite que possa ser suficiente não só para deixar o vexatório posto, como para ser campeão argentino.

E o Boca Juniors? Fez um amistoso recentemente no Brasil, venceu o Palmeiras ainda sem os seus astros. Na verdade, somente um deles renovou por mais um ano. Martín Palermo. Ou seja: a novela Juan Román Riquelme continua intacta (o jogador chegou a dizer que a proposta era ridícula para o seu nível futebolístico), por mais que a diretoria tente fazer o impossível para renovar com o atleta pelo prazo solicitado – quatro anos. Para piorar, o time conseguiu ser derrotado na pré-temporada na Oceania.

Já os times de Avellaneda seguem se preparando ao seu costume. O Racing vem tendo bons momentos e pensa em não disputar mais a repescagem, como nos dois últimos anos. Tanto que contratou o colombiano Giovani Moreno, promessa de gols para equipe e vem triunfando em torneios de inverno. Já o Rojo conta com uma debandada esperada, o que deixa o trabalho ainda mais complicado para Garnero, que contam com poucos reforços para a temporada.

É bem verdade que o Independiente não perdeu tantos jogadores como o Vélez Sarsfield, que só contratou um jogador até então. Diferentemente do time de Avellaneda, o clube de Liniers vem triunfando em amistosos contra equipes da primeira divisão, o que deixa o torcedor um pouco mais aliviado e esperançoso para a conquista de um título no seu centenário.

Quem também perde jogadores importantes é o San Lorenzo. Com um time limitado, o time perdeu uma de suas almas, Papu Gómez, deixando Ramón Díaz apenas com jogadores fracos e com um grande histórico de lesões – leia-se principalmente Romagnoli. Quem vive um lado oposto é o Estudiantes, que perdeu jogadores como Boselli e Angeleri, mas conseguiu a renovação de Sabella por mais uma temporada, além de jogadores para substituí-los.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

3 thoughts on “Para voltar a ser grande

  • marcio

    é…. a fase ainda não é boa. mas espero que o River faça, pelo menos, uma boa campanha.
    não vou dizer mais nada. só vou aguardar melhores momentos. avante river!
    eu gostei da nova camisa. ficou legal. saiu um pouco da tradicional. mas, ficou criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.