Agüero, Higuaín ou Tévez: para Martino há vaga apenas para um entre os titulares

Os próximos meses deverão marcar uma interessante briga por uma vaga entre os titulares na Seleção Argentina. Restando 120 dias para o início da Copa América 2015, Tata Martino tem encaminhado e aplicado seu projeto para a Seleção, a qual sofreu significativas mudanças em relação ao time que se apresentou no Brasil no Mundial. A idéia de protagonismo com a bola nos pés, narcação adiantada, pressão no campo adversário, Messi mais atacante e com posicionamento inicial a partir da direita são alguns pontos já observados na Argentina pós-Copa, mesmo repleta de jogadores que estiveram com o antigo treinador, Alejandro Sabella.

Com Martino o 4-3-3 se desdobra para 4-1-4-1, com atacantes mais abertos pelos lados do campo, o que inclui Messi, como o Futebol Portenho abordou recentemente sobre. (As primeiras impressões sobre a Argentina de Tata Martino – clique aqui). Em relação ao sistema ofensivo, Martino voltou a frisar em entrevista que a vaga do camisa 9, centralizado, ainda está sob dúvidas e que Aguero, Higuaín e Tévez brigam por um lugar. “Não encontro em Higuaín, Tévez ou Aguero a capacidade de jogar como extremos. Por isso os considero centroavantes”.

O extremo esquerdo ainda também será analisado por Martino nos próximos jogos e treinamentos. Di Maria, Lamela, Pastore e Gaitán já atuaram ou treinaram por alí. Com a menor disposição defensiva de Messi pela direita, a probabilidade é que Martino jogue com um volante mais marcador pelo lado destro, para o suporte a Messi, e um criativo pela esquerda, até mesmo para centralizar e auxiliar Lionel na criação.
Em relação ao camisa 9, Agüero tem sido o primeiro nome da lista até então, com Tévez ganhando oportunidades em duas ocasiões entrando na segunda etapa e Higuaín começando como titular apenas diante de Hong Kong(clique aqui e relembre). Os questionamentos sobre o posicionamento de Messi e a falta de oportunidades a dois dos três centroavantes em questão têm sido direcionados a Martino, que ainda se mostrou sereno e paciente com os testes que ainda serão realizados.
A Argentina voltará a campo em março, na excursão aos EUA para estrear a nova camisa e enfrentar El Salvador dia 27 e o Equador, dia 31.