BocaLibertadoresPrimeira DivisãoRacingRiverVélez

Brecha no regulamento pode adiar decisão do Transição para o ano que vem

Rodolfo D’Onofrio

O regulamento do Campeonato Argentina sempre trás as suas peculiaridades. Não de hoje, mas de décadas. É a tabela dos promédios, a promoção, a possibilidade de jogador suspenso atuar. Já não bastasse isso, a ‘lei’ dos torneios permite que o clube peça adiamento da rodada por completa caso esteja em uma final de torneio internacional. Por isso, a tão angustiante decisão do Torneio Transição pode ser somente em algumas semanas. Ou até mesmo para o ano que vem.

De acordo como Estatuto da AFA — maior do que o próprio regulamento — o clube em uma decisão de torneio internacional pode pedir o adiamento da rodada mesmo sem o consentimento do rival. “Quando alguma equipe deva disputar as partidas finais de algum certame oficial organizado pela Conmebol (Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa Interamericana, Copa Intercontinental, Recopa Sul-Americana, ou alguma outra que substitua as atuais ou que possa se incorporar no futuro), poderá solicitar ao Comitê Executivo o adiamento de uma de suas partidas, e este o autorizará ainda sem o consentimento de seu ocasional adversário”, diz o artigo 105 do Estatuto.

Após a vitória do River Plate sobre o Boca Juniors, pela Sul-Americana, o presidente do clube, Rodolfo D’Onofrio, anunciou que pediria o adiamento das rodadas do campeonato argentino. “Decidimos que vamos pedir o adiamento da última rodada. Vamos fazer a última reunião e levar a proposta a AFA”, destacou D’Onofrio, em um programa de rádio, no fim da semana. E como o River está na luta pelo título argentino, o duelo do Racing também deverá ser alterado, caso o Comitê Executivo acate a solicitação Millonaria.

Já não bastasse o título argentino, Boca Juniors e Vélez Sarsfield também estão interessados nesta rodada. Caso o River Plate não conquiste o título argentino, tais equipes teriam que jogar uma partida extra para saber quem irá para a Copa Libertadores. O Boca já tem a sua vaga assegurada devido a Sul-Americana. Contudo, pelo Torneio Transição, a vaga é direta, sem a necessidade de ir para a primeira fase da competição, vulgarmente chamada de pré-Libertadores. Se vencer, elimina o Vélez e dá a vaga de bandeja ao Estudiantes.

Tais partidas estão marcadas para o próximo domingo, ainda sem horários definidos. Contudo, poderia ir para o dia 14 de dezembro, no outro final de semana, atrasando a férias dos jogadores de no mínimo quatro equipes. Além disso, se o River vencer e o Racing empatar, haverá uma partida extra para decidir o campeão no dia 17 de dezembro, em estádio neutro. O Boca, no entanto, não quer esperar por duas semanas para definir a vaga na Libertadores. Por isso, o título argentino pode ser definido até no início de janeiro.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.