Seleção

Quem vai e quem fica. As últimas dúvidas de Sabella para a lista final

Capa

Há praticamente dois meses do Mundial e 45 dias do lançamento da lista prévia com 30 jogadores, Sabella começou a dar os últimos indícios do que poderemos ver da Argentina no Brasil. O perfil ponderado e “um dia de cada vez” do treinador o acompanhou na trajetória  rumo à classificação nas Eliminatórias, e o mesmo é bem explícito quando perguntado sobre a lista para o Mundial.

Sabella declarou que a lista não está definida, e que ainda restam dúvidas relacionadas à quantidade de meio-campistas e defensores.

“Não sei se levo oito e sete, ou sete e oito” (Alejandro Sabella, sobre as quantidades de defensores e meio-campistas respectivamente).

A lista da Argentina para o Mundial possivelmente terá um reserva para cada função ou jogador, numa espécie de “banco espelho”. Hoje, os possíveis nomes da Argentina para na Copa são:

Goleiros: Sergio Romero (Monaco-FRA), Mariano Andújar (Catania-ITA) e Agustín Orión(Boca Juniors) já foram confirmados pelo treinador. Os 3 goleiros estão certos no Mundial.

Defensores:  Pablo Zabaleta (Manchester City-ING),  Hugo Campagnaro (Internazionale-ITA), Federico Fernández(Getafe-ESP), Ezequiel Garay (Benfica-POR), Marcos Rojo (Sporting-POR) e  José Basanta(Monterrey-MEX).

Seis defensores parecem definidos por Sabella. Restariam uma ou duas vagas segundo os números citados pelo treinador. Uma das características da Seleção de Sabella é a utilização de laterais defensivos, solução buscada pelo treinador para suprir as falhas da contestada defesa argentina. Pablo Zabaleta e Hugo Campagnaro são os laterais destros. Marcos Rojo e José Basanta, os canhotos. Hugo Campagnaro e José Basanta adotam postura mais defensiva na faixa lateral da defesa, podendo também ter aproveitamento como defensores centrais no esquema de Sabella.

Quem ainda briga por vaga? Nicolás Otamendi(Atlético Mineiro-BRA), Fabricio Coloccini(Newcastle United-ING), Sebá Dominguez(Vélez Sarsfield-ARG), Lisandro López(Getafe-ESP) e Gino Peruzzi(Catania-ITA).

Meio-campistas: Javier Mascherano (Barcelona-ESP), Lucas Biglia(Lazio-ITA), Fernando Gago(Boca Juniors-ARG), Éver Banega(Newell’s Old Boys-ARG), Ángel di María (Real Madrid-ESP), Ricardo Álvarez(Internazionale-ITA) e Maxi Rodríguez(Newell’s Old Boys-ARG).

Sete meio-campistas parecem ter vaga certa no Mundial. E a lógica permance. Biglia, apesar de ter jogado em 3 ocasiões como 2º volante, é o substituto imediato de Mascherano. Gago e Banega são os volantes de saída, de transição ao ataque. O substituto de Di Maria, é Ricky Álvarez.

Quem ainda briga por vaga? Em tese, a incógnita está no suplente de Maxi Rodríguez. Augusto Fernández (Celta de Vigo-ESP) e José Sosa(Atlético de Madrid-ESP) são os possíveis candidatos para a vaga. E.Lamela(Tottenham-ING) não foi bem quando solicitado por Sabella nos últimos amistosos, mas é mais um que almeja um lugar alí. Resta saber se Sabella optará por sete ou oito meio-campistas. Para a vaga de volante na lista com 30 jogadores, nomes como F.Rinaudo(Catania-ITA), o experiente Rodrigo Braña(Quilmes-ARG), volante de confiança do treinador, e até o jovem H.Canteros(Vélez Sarsfield-ARG) merecem especial atenção. A forma física de Gago ainda preocupa, por isso a importante atenção em outros volantes.

Messi, Banega e Gago. Frutos da geração de ouro em 2008 e imprenscidíveis para Sabella em 2014.
Messi, Banega e Gago. Frutos da geração de ouro em 2008 e imprenscidíveis para Sabella em 2014.

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Napoli-ITA), Sergio Aguero(Manchester City-ING), Rodrigo Palacio(Internazionale-ITA) e Ezequiel Lavezzi (Paris Saint Germain-FRA).

As vagas no ataque estão definidas. Sabella levará 5 atacantes. Importante ressaltar que mesmo escalados como meio-campistas, Di Maria e Maxi Rodríguez ocasionalmente podem atuar como jogadores mais ofensivos.

Quem ainda briga por vaga?  Para a lista dos 30, nomes como F.Di Santo(Werder Bremen-ALE) e Mauro Icardi(Internazionale-ITA) possuem o perfil que talvez falte ao plantel de Sabella no banco de reservas, o de um centroavante alto, cabeceador e com presença no setor.

O dilema Tévez e o apelo popular pelo jogador ainda rondam o treinador. Apesar da qualidade indiscutível na atual temporada da Juventus(ITA), é difícil apostar em um nome que não é convocado há quase 3 anos.

A Argentina não fará mais nenhum amistoso até junho, período de preparação para o Mundial. A lista prévia com 30 jogadores tem data prevista de lançamento para o dia 13/05, e a definitiva dia 02/06. Após o lançamento da lista final, os argentinos enfrentarão Trinidad e Tobago em La Plata dia 04/06 e se despedirão do público local ( leia aqui ) dia 07/06 diante da Eslovênia no Monumental de Nuñez.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.