Prévia da promoción; Instituto x San Lorenzo
Desde Buenos Aires – Passada a euforia local pela primeira partida da final da Libertadores, os olhos da imprensa argentina e todos os torcedores voltam suas atenções para o destino de outro grande clube que começa definir seu destino na próxima temporada, na tarde desta quinta-feira, às 17:10 em Córdoba. O San Lorenzo enfrentará o Instituto no primeiro jogo da promoción, a volta está marcada para este domingo no Nuevo Gasómetro, o Ciclón tem a vantagem de jogar por dois empates para conseguir manter a categoria.
Se analizarmos o conceito do que propões a “promoción”, em teoria o time que pretende conseguir o ascenso vive um melhor momento do que o time que luta para não ser rebaixado. A pressão estaria toda na equipe que luta por permanecer na série A, mas a regra não se aplica neste caso. O Instituto sofre com problemas internos e na última rodada da B Nacional só dependia de si para conseguir a vaga direta na elite do futebol. Porém o time não conseguiu responder às expectativas e uma desastrosa derrota para o Ferro Carril Oeste por 3 a 0 jogando em Córdoba, deu o lugar na primeira divisão ao Quilmes. O time vive um péssimo momento e sofre com as ameaças da torcida que já deixou claras intruções nos muros do estádio.
Já o Ciclón vive o que talvez seja seu melhor momento nos últimos meses. No domingo venceu de virada o San Martín e evitou o descenso direto, ajudado pela derrota do Banfield para o Colón. O astral da equipe mudou completamente e o principal jogador, Pipi Romagnoli, demonstrou aquele conhecido talento que o elevou ao status de ídolo em Boedo. Durante a semana, o craque garantiu que o San Lorenzo não será rebaixado. Lombardi também já disse que considera um empate em Córdoba como um excelente resultado.
Mudanças
Os dois treinadores farão alterações nas equipes para este primeiro duelo. Caruso Lombardi preferiu poupar Romagnoli, que não está totalmente recuperado da última partida, e promoverá a entrada de Emiliano Tellechea. Outro que também deverá perder o posto na equipe titular será Gigliotti, muito criticado pela torcida, mas Lombardi ainda não definiu quem seria o provável substituto.
No lado do pressionado Instituto, duas mudanças para esta tarde: Lucas Bustos e Nicolás López Macri nos lugares de Alejandro Gagliardi e Miguel Fernández.
Escalações
San Lorenzo: Pablo Migliore; Damián Martínez, Pablo Alvarado, Nicolás Bianchi Arce, Walter Kannemann; Julio Buffarini, Enzo Kalinski, Néstor Ortigoza, Emiliano Tellechea; Juan Manuel Salgueiro e Carlos Bueno.
Instituto: Chiarini; Bustos, Sills, Barsottini, Damiani; Encina, Dybala, Canever, Videla; Lagos e López Macri