A briga de Lombardi e Garcia: do lamentável ao cômico
Desde Buenos Aires – Na Argentina, a briga protagonizada por Caruso Lombardi, atual técnico do San Lorenzo, e Fabián García, auxiliar técnico de Leonardo Madelón, antecessor de Lombardi no banco de reservas do Ciclón, é o assunto de todos os jornais, canais de televisão e reuniões de amigos.
O episódio passou de algo lamentável para tornar-se cômico. Lombardi saía de um canal de televisão e encontrou-se na rua com Fabián. Segundo a versão de Caruso, o ex-futebolista com ajuda de outras duas pessoas, o agrediram primeiro com um soco no olho esquerdo e depois com vários chutes quando já estava caído no chão. Essa versão dos fatos é negada pela defesa de Fabián, que alega que o ex-funcionário do San Lorenzo apenas passava pelo local porque buscaria o filho na escola, próxima mais ou menos uns 80 metros de onde correu toda a confusão.
A coisa começa a ficar mais divertida quando surge uma câmera de televisão que consegue captar imagens daquilo que seria o “segundo round” do confronto. A cena é digna de boas risadas: Lombardi, com uma cadeira nas mãos, caminhando em passos rápidos até a esquina onde Fabián estava. Na metade do percurso, o treinador inexplicavelmente toca com um leve tapa e desarruma o quépi de um dos policiais que tentava apartar a briga, o oficial nem reagiu.
Quando se encontram novamente, Lombardi se põe em uma típica posição de luta, digna dos desenhos animados (com os punhos cerrados e os curtos braços em movimentos circulares para frente e para trás) sai em direção a um Fabián que sorri ironicamente. Quando o amigo de Madelón decidi firmar o pé e partir pra cima de Caruso, o treinador recua de uma forma divertida, com afobados passos para retaguarda e os punhos ainda em riste. Tentando aproveitar o ângulo do câmera que lhe favorecia, Lombardi tenta um bisonho tapa no rosto de Fabián, que se esquiva com extrema facilidade e sorri com a insólita situação. Outro fato que chamou atenção foi a atitude de cada um dos “lutadores” diante da câmera que registrava tudo; enquanto Fabián pedia que ela fosse desligada, Lombardi parecia desfrutar o circo armado e o palco improvisado. Apenas se deslocava quando tinha a certeza de que estava sendo gravado.
Como resultado do encontro, ambos foram parar na delegacia onde prestaram queixa. Na saída de Lombardi já no final da tarde, explicações e mais humor: “Eu tenho um problema no braço esquerdo e por isso não consegui desferir nenhum golpe por esse lado”, se justificava com seriedade, mas ao melhor estilo do tradicional programa humorístico “Chaves”. A coisa só ficou séria quando Caruso alegou que Fabián sofria de sérios problemas psicológicos e o chamou de assassino. Fabián García sofreu uma tentativa de roubo na sua casa em Flores no ano de 2008, reagiu e disparou contra os criminosos, um deles acabou falecendo. No meio da discussão Caruso gritava entre outros insultos: “Você matou uma pessoa! Assassino! Assassino!”
Na manhã desta terça-feira, apareceu um vídeo com os momentos iniciais de toda a confusão, quase como se fossem “extras” de um DVD. Nas imagens, gravadas por um telefone celular e em uma sacada localizada no outro lado da rua, pouco pode ser visto, já que a qualidade é baixa e diversos automóveis cobrem toda a “ação”. Mas o divertido é escutar o áudio daqueles que filmaram e vivenciaram o momento ao vivo, diziam: “Lombardi apanhou como um campeão”.
O ocorrido na tarde de ontem no bairro de Constituición, apenas serve pare reforçar ainda mais a personalidade midiática e controversa de Caruso. A rixa entre Lombardi, Madelón e Fabián parece ser mais antiga, já que o atual treinador substitui a comissão de Madelón em duas oportunidades: primeiro no Quilmes e agora no San Lorenzo.
Em meio a todo esse problema fora de campo, o Cinclón se prepara para enfrentar o River Plate pelas quartas de final da Copa Argentina e luta com todas suas forças para sair da zona de promoción no Clausura.
Assista o vídeo abaixo com toda a confusão:
httpv://youtu.be/e4VfE3XlSMo
Simplesmente patético…