Especiais

River sai da zona de rebaixamento e já namora vaga na Libertadores

Depois de uma semana de tormento na zona direta de rebaixamento, o River Plate ironicamente tem de agradecer o seu maior rival por ter lhe salvado de permanecer na angustiante posição. A vitória de ontem sobre o Arsenal, junto ao triunfo do Boca sobre o Olimpo, ajudaram não só o time de Angel Cappa a sair da penúltima colocação na tabela de descenso, como saiu de vez do incomodo posto no qual a equipe se manteve por seis rodadas.

Vale destacar, entretanto, que o River Plate está fora da zona de perigo devido ao jogo a menos que o Gimnasia LP tem na competição. Uma vitória no clássico de La Plata, no dia 29 de setembro, em partida adiada pela 4ª rodada, faz com que as equipes empatem em pontos, o que obrigaria os times as disputar uma partida extra em caso deste equilíbrio ao fim da temporada (no meio do ano que vem). Todavia, existe muitos torcedores torcendo justamente por uma vitória do Lobo, uma vez que o Estudiantes está na briga pelo título argentino.

E tudo deve-se a um dos jogadores mais criticados na temporada passada. Rogelio Funes Mori tem sido fundamental nos momentos decisivos para o River Plate. Dos sete gols marcados em seis rodadas, quatro foram do atacante, como na vitória por 1×0 sobre o Arsenal de Sarandí, o que faz o jovem atleta a cair na graça dos torcedores Millonarios. Isso sem contar o trabalho sensato de Angel Cappa. Sereno, o comandante vem conseguindo administrar os problemas internos e ajudando a colocar o River em seu devido lugar.

O momento do River é tão bom, que apesar do rendimento ruim no Clausura 2010, o clube já começa a se aproximar da zona de classificação para a Libertadores. Levando em conta a liderança do Estudiantes com uma partida a menos que Vélez e o próprio River, e a terceira colocação do Argentinos Juniors na classificação anual – leva-se em conta que o Bicho já está classificado – O River está a apenas cinco pontos do Vélez Sarsfield, equipe que hoje disputaria a fase eliminatória do torneio sul-americano.

É fato que ainda falta muita água para se rolar no campeonato, uma vez que sequer chegamos ao primeiro terço do torneio, mas se o River Plate continuar nessa toada, tem tudo para escapar da degola o quanto antes do planejamento e quem sabe conquistar uma vaga na Libertadores 2010, seja com um inesperado título do Apertura, ou como uma das três melhores equipes em pontos – excluindo os campeões anteriores. Há muito chão pela frente.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.