Título por importação
Se o Banfield tem de agradecer alguém, estes são os uruguaios e colombianos. E os torcedores sabem disso. As várias bandeiras dos charruas são prova disso, apesar da guerra história entre os países. Se não fosse pelos uruguaios Santiago Silva e Sebá Fernandez, além do colombiano James Rodríguez, o titulo não seria possível.
Dos 25 gols do clube durante todo o Torneio Apertura, nada menos do que 20 tentos foram convertidos por estes três estrangeiros. Silva (aquele mesmo que esteve no Corinthians em 2002, mas não entrou em campo nenhuma vez) foi nada menos o goleador do campeonato, com 14 gols.
Sebá Fernandez, que chegou a ser convocado para a seleção uruguaia nestas eliminatórias sul-americanas, deixou a sua marca em três oportunidades. Tudo graças a Falcioni, que acreditou em seu trabalho e o colocou para jogar apesar da crítica dos torcedores sobre o atleta.
O mais jovem deles é James Rodriguez, de apenas 18 anos. Não marcou muitos gols (três, assim como Sebá), mas foi essencial em vários marcados por Silva. E vale o destaque: o primeiro gol de um argentino na atual temporada foi apenas na 12ª rodada, com um gol de Walter Erviti (o único do jogador na temporada). Os outros quatro gols foram de Cristian García (duas vezes), Víctor López além de Lucas Mareque, do Independiente, que fez contra.