2 de Abril: As Malvinas e o Futebol
Hoje, dia 2 de abril é feriado nacional na Argentina. O “Dia dos Veteranos” é dedicado aos soldados que lutaram e principalmente à memória dos que tombaram na Guerra das Malvinas no ano de 1982. Nesta mesma data naquele ano, as tropas argentinas comandadas pelo ditador Leopoldo Galtieri invadiram o território ao sul do país e reclamaram a posse das ilhas que pertenciam ao Reino Unido.
O saldo da guerra foi a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas. Assim, ocorrendo a derrota da Argentina e a recuperação do Reino Unido, pertencendo até hoje aos britânicos. A derrota na guerra contribuiu para o fim do regime militar argentino.
Desde as primeiras horas desta quinta-feira já se notava nas redes sociais diversas manifestações em relação a data, que segundo eles é “prohibido olvidar”, ou proibido esquecer.
Mas e o futebol? O que tem a ver com isso?
Os principais clubes da primeira divisão argentina também se manifestaram hoje, fazendo suas homenagens aos heróis de guerra argentinos. Na sequência alguns dos registros encontrados dos principais clubes argentinos no Twitter. #MalvinasArgentinas