O futebol argentino viverá seus dias de campeonato estaduais neste primeiro semestre de 2010. Por ser um período de Copa do Mundo, a FIFA solicitou as principais ligas do Mundo para reduzirem o seu calendário para não prejudicar as seleções que estarão a África do Sul e adiantar a apresentação dos principais atletas. E assim começa o Torneio Clausura, com todos os grandes de olho na competição por não estarem na Copa Libertadores.
Mas, nenhuma das cinco potências abrirá o torneio nesta última sexta-feira do mês de janeiro. Gimnasia La Plata, Godoy Cruz, Arsenal de Sarandí e o Estudiantes, sendo este último favorito absoluto para o título do Clausura, darão o pontapé inicial neste campeonato tiro curto, previsto para terminar no dia 16 de maio, três semanas do início da Copa do Mundo.
Os grandes favoritos, sem dúvida, são os grandes. Descarta-se ai o atual momento, uma vez que nenhum deles está em situações de comemorar ou traçar metas ambiciosas. Boca e River estão em um nos piores momentos de suas histórias. San Lorenzo vive uma incógnita depois da saída de Marcelo Tinelli, um dos principais responsáveis pelas contratações do clube nas últimas temporadas e Racing e Independiente vivem o ostracismo, apesar de serem os únicos com alguma força de levantar o caneco devido as contratações e a força de seu estádio, respectivamente.
É bom também ficar de olhos nos “pequenos”, mesmo que desmanchados nesta última janela de argentina, como foi o caso de Argentinos Juniors (perdeu Hauche), Banfield (sem Silva), Lanús (vendeu Salvio), Rosario Central (sem Jesús Méndez). Duas equipes que poderão impor algum respeito neste campeonato, principalmente se forem mesmo eliminadas da Copa Libertadores, são Colón e Newell’s, com bons times, contudo com algumas peculiaridades, como a de travarem em momentos decisivos (foi assim com o time de Santa Fé nos últimos campeonatos como também com o Newell’s, no fim do último torneio.
Depois de tudo que já vimos nestes últimos anos, não já como apontar um candidato direto a não serem estes times acima. Para o rebaixamento, se Rosario Central ou Racing não se cuidarem neste início de torneio, a chance de disputar a promoção vira um perigo constante. Mas, Godoy Cruz, Gimnasia (sim, os times que abrem o campeonato hoje), ao lado de Chacarita e Atlético Tucumán são os grandes favoritos a terminarem na parte de baixo da tabela (tanto do Clausura como da de médias de descenso).
Mas, não se preocupe, em menos de quatro meses teremos todas essas respostas, como também uma base de quais times estarão na Copa Libertadores do ano que vem. Ah, vale lembrar também que o torneio definirá os classificados para a Copa Libertadores da América, que a partir deste ano não contará mais com os convites a Boca e River Plate. Emoções a vista!
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Pena que, pelo segundo campeonato seguido, o SPORTV não irá transmitir o campeonato argentino.
É realmente chato a não transmissão do argentino mais uma vez. E olhe que eu peguei o Sportv só por causa do campeonato citado. Eu me viro como posso para acompanhar os jogos, rádio, internet, etc. Desde de garoto eu dou o maior ponto ao futebol platino.